Umectação e Método UCPE: o que são?

A Umectação é uma excelente técnica para quem possui cabelos secos e para as adeptas do Low e No Poo. Ela repõe o óleo dos cabelos, importante para dar nutrição, brilho, sedosidade e reduzir o frizz no cabelo. A umectação, feita junta com um cronograma capilar pode ser a chave para o fim dos fios ressecados e enfraquecidos.

Como fazer a Umectação?

Para fazer a técnica é preciso, basicamente de um óleo vegetal de sua preferência. O óleo de coco e o óleo de oliva, são os mais populares por serem leves e fáceis de encontrar, mas podem ser usados outros, como o óleo de abacate e até o de amêndoas! Os únicos óleos não apropriados são os óleos minerais. Eles servem mais como uma maquiagem para o cabelo do que realmente um tratamento.

Com o óleo vegetal escolhido, separe o cabelo em mechas e vá aplicando o óleo em cada uma delas. Não há necessidade de encher o cabelo com este óleo, passe o necessário para atingir todos os fios. No couro cabeludo, passe uma quantidade com as pontas dos dedos e massageie.

umectação

A massagem é útil para ativar a circulação sanguínea e para estimular o crescimento nos fios, no entanto, massagens circulares ativam as glândulas que produzem oleosidade, podendo deixar seu cabelo mais oleoso e pesado. Opte sempre pelos movimentos retos e utilize sempre a ponta dos dedos, nunca as unhas!

Após o cabelo e couro cabeludo terem recebido o óleo, deixe-o agir no cabelo por pelo menos 2 horas. Muitas mulheres gostam de usar a umectação como um tratamento noturno e acabam dormindo com o óleo nos cabelos e o retirando-o pela manhã. Se optar por fazer assim, use uma touca de pano ou uma blusa velha na cabeça e nunca use toucas de plástico ou sacos, isso impede que o cabelo respire e pode agredir os fios durante a noite. Mas vale lembrar que não tem problema fazer durante o dia e retirar na hora do banho.

Método UCPE: o que é?

Passado o tempo de espera, é hora de lavar os cabelos!

umectação

Se você lavar os seus cabelos com shampoo convencional, ou seja, os famosos shampoos com sulfato, o cabelo pode perder toda a nutrição e hidratação que recebeu no tempo todo que o óleo ficou nos cabelos. Por isso, o aconselhável é fazer o co-wash, ou seja, lavar o cabelo com um condicionador apropriado!

Co-wash que estamos apaixonados (clique na imagem para ser encaminhado para nossa loja):

L'oréal Professionnel Curl Contour Cleasing Conditioner Washing - 400ml
L’oréal Professionnel Curl Contour Cleasing Conditioner Washing – 400ml

E é daí que surgiu o método UCPE (Umectar, Condicionar, Pausa, Enxaguar). O método funciona da seguinte forma: escolha um condicionador liberado para No Poo, sem silicones insolúveis, parafinas ou óleos minerais. Passe bastante do produto em todo o fio, nesta hora você pode passar bastante produto mesmo! Deixe o condicionador agindo no cabelo cerca de 20 minutos e depois enxágue em água morna. A água morna ajudará a amolecer o óleo e facilitará a limpeza do fio. Finalize com o leave-in de sua preferência e aproveite os resultados!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *