Co-wash x Shampoo sem sulfato. Qual a melhor opção?

Quem está entrando no universo do Low e do No Poo deve ouvir muito sobre o uso de shampoos sem sulfato e a lavagem por co-wash. Mas o que é cada um e qual a melhor opção para nosso cabelo?

O que é Shampoo sem Sulfato e o que é Co-Wash?

o que é

 

Shampoo sem sulfato: Sulfato é o elemento limpante, presente na maioria dos shampoos. Sua função detergente elimina a oleosidade do couro cabeludo e realiza a limpeza dos fios. O problema deste componente é a sua força de limpeza, que é muito grande e acaba retirando muito mais dos fios do que apenas a oleosidade excessiva e a sujeira. Ao abrir as cutículas do cabelo, o sulfato acaba retirando também toda a nutrição, hidratação e todo a oleosidade natural importante para a saúde dos cabelos.

Os shampoos sem sulfato, ao contrário dos que possuem este ingrediente na sua fórmula, fazem uma limpeza mais suave no fio, tirando apenas o que precisa ser retirado do cabelo e mantendo a hidratação, os nutrientes e os óleos.

Co-wash: O co-wash é uma técnica na qual usamos o condicionador para limpar o cabelo. No entanto, não pode ser qualquer condicionador: um condicionador para co-wash, não deve possuir silicones líquidas, nem petrolatos ou óleos minerais, já falamos sobre este assunto em outro post. Ele também não deve possuir nenhum tipo de sulfato, no entanto, pode possuir um anfótero, que é o elemento de limpeza que potencializa a ação do condicionador liberado para co-wash. O anfótero mais conhecido é o cocamidopropyl betaine.

Quando usar o Shampoo sem Sulfato e Quando usar o Co-wash?

quando usar

A resposta, na verdade, é bem simples: depende do tipo de técnica que você está usando! Se você é adepta ao No Poo, você deve, exclusivamente, fazer o uso do co-wash, pois, como o próprio nome já informa, a base desta técnica é o não uso do shampoo e se você utilizar um shampoo, mesmo que sem sulfato, você acabará quebrando a principal regra dela!

Agora, se você faz o Low Poo, você tem duas opções para a lavagem: você pode usar apenas o shampoo sem sulfato para higienizar o seu cabelo e couro cabeludo, ou, você pode utilizar as duas técnicas! O objetivo principal do Low Poo é apenas reduzir a intensidade do shampoo que você passa nos cabelos, mas não acabar completamente com o uso dele. Por isso, contanto que você continue com o uso do shampoo sem sulfato, não existe nenhuma restrição do uso do co-wash também.

Para finalizar, vale lembrar que em ambas as técnicas, existem ingredientes proibidos de serem usados para lavar os cabelos! E mais: alguns deles são liberados para uma técnica e proibidos pra outra, por isso não deixe de pesquisar cada um deles antes de comprar seus produtos! Se quiser baixar a lista completa dos proibidos de Low e No poo e ainda ter os ingredientes sempre guardados na bolsa para consulta-los quando precisar, clique aqui!

Mas Como Começar?

Se você é uma pessoa que pretende começar a usar um desses produtos seguindo o Low Poo ou o No Poo, não se esqueça que existe um quase ritual de passagem que deve ser cumprido antes de começar o processo:

Para começar o tratamento, você deve usar pela última vez um shampoo com sulfato, pois só desta maneira você conseguirá retirar qualquer resíduo de petrolato que haverá em seu cabelo. Aconselho, para esta etapa, usar um shampoo anti-resíduos e massagear bastante os cabelo e couro cabeludo. Se quiser, após massagear bem, deixe o produto no cabelo por alguns minutos para se certificar que a limpeza foi efetiva.

Após esta etapa, seu cabelo estará limpo, mas também com poucos nutrientes e com quase nada de hidratação, por isso é importante comprar uma máscara hidratante potente e liberdada para Low Poo ou No Poo para passar logo em seguida em seu cabelo, pois assim, ele começará a recuperar qualquer perda de água e nutrientes que ocorreu na hora da limpeza.

Depois disso é hora de começar pra valer a usar seus produtos liberados e aproveitar os resultados!



One thought on “Co-wash x Shampoo sem sulfato. Qual a melhor opção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *