Dicionário do Cabelo MCB: o que é BC, CC, Transição Capilar e Low Poo??

Se você gosta de cabelos e adora ficar por dentro das tendências, é bem provável que já tenha escutado algum desses termos em algum texto que leu ou nas conversas de algum grupo que participa nas redes sociais. No entanto, é bem provável também que você nunca tenha entendido o que é exatamente cada termo, mas também não procurou saber o que eram e acabou deixando pra lá.

E são tantos os termos que surgem a cada dia, tantas técnicas novas que fica realmente difícil de acompanhar e saber de tudo o que está acontecendo neste universo de cabelos, cortes, estilos e tendências. Por isso, decidi pegar alguns dos que estão muito em alta e fazer um dicionário do cabelo com eles, para explicar cada um dos termos de uma forma bem prática e fácil de entender:

BC

É a abreviação de “Big Chop” que na tradução livre significa: Grande Corte. Ele acontece quando as mulheres decidem acabar com a transição capilar e retirar toda parte com química do cabelo. É bem comum em cacheadas que decidem abandonar a progressiva e aceitar os cachos! Ele não tem um tamanho certo para ser feito.

BIG-CHOP
BIG-CHOP

Transição Capilar

É a fase que antecede o BC. É quando a mulher abandona a progressiva e deixa o cabelo crescer naturalmente. Esta é uma fase bem difícil para as mulheres pois elas ficam com duas texturas diferentes na cabeça: a natural, que é mais cacheada e a com progressiva, que é a mais lisa e danificada. A transição acaba quando a mulher decide fazer o BC e ficar apenas com o cabelo natural.

transição-capilar

CC

Mais conhecido por “Cronograma Capilar” é uma técnica que pode ser usada por qualquer tipo de cabelo e consiste, basicamente, em cumprir um cronograma de tratamento no qual, em dias específicos da semana, você passa em seu cabelo uma máscara de hidratação ou nutrição ou reconstrução. Existe inclusive, um cronograma padrão para cabelos normais e cabelos mais danificados e em cada um você encontra os dias corretos para aplicar cada máscara. Se quiser ver mais detalhes, clique aqui e veja nosso post sobre este tema

Low Poo

Esta é uma técnica em que seus adeptos param de usar shampoos com sulfato, com o objetivo de manter por mais tempo a hidratação do cabelo e evitar que no momento da limpeza do fio, sejam retirados, além da sujeira, nutrientes importantes, água e o óleo natural que é benéfico para o cabelo. A ideia é fazer uma limpeza mais suave, porém eficiente no fio. Se quiser saber mais sobre o que é Low Poo, clique aqui e confira nosso post específico do tema!

Low Poo

Fitagem

É uma técnica de finalização do cabelo bastante utilizada por crespas e cacheadas. Ela consiste em dividir seu cabelo em mechas (fitas) e passar os dedos com leave-in entre elas de forma que a fita toda receba o creme. Esta técnica ajuda a reduzir o frizz, reduzir o volume e dar definição ao cacho.

fitagem
fitagem

Umectação

É uma técnica usada para repor a oleosidade do cabelo. Para fazê-la é preciso de um óleo vegetal e um condicionador Co-wash. Os óleos mais usados são o óleo de coco e o azeite de oliva. O processo é simples, basta você passar em toda a extensão do cabelo, o óleo vegetal e deixar agir por, pelo menos 2hs (quanto mais tempo melhor) e depois, lavar o cabelo com o condicionador. Se quiser mais informações sobre esta técnica veja nosso post exclusivo sobre ela clicando aqui.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *