Cronograma Capilar – O que é? Como fazer?

Quem gosta do assunto “cabelos”, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o tal Cronograma Capilar. Esta é a mais nova técnica para cuidar dos cabelos em casa e é uma ótima forma de conhecê-los melhor, descobrindo o que gastam, o que não gostam, o que está necessitando naquele momento e qual a melhor forma de cuidar dele no dia a dia.

Apesar de o cronograma capilar ser uma técnica muito divulgada entre as adeptas do Low e do No Poo, ele não é restrito apenas a elas. Qualquer um que quiser, pode iniciar o seu cronograma e aproveitar os resultados!

Mas o que é o Cronograma Capilar?

O Cronograma capilar é um tratamento programado, ou seja, você tem o dia e a frequência correta para realizar cada procedimento necessário. São 3 processos que seu cabelo deve passar no cronograma capilar. São eles:

Hidratação: Momento de repor a água do fio. Devolve maciez e brilho.

Algumas substâncias hidratantes: bepantol, colágeno (hydrolized collagen protein), panthenol, aloe vera, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, proteína de aveia, proteína de arroz, mel, chocolate.

Nutrição: Momento de repor os óleos do fio. Devolve sedosidade, peso e brilho. Você pode usar esta etapa para fazer a umectação.

Substâncias Nutritivas: óleos e manteigas  como: ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), óleo de argan, óleo de oliva, óleo de coco.

Reconstrução: Momento de repor a queratina do fio. Devolve resistência e corpo ao fio.

Substâncias reconstrutoras: queratina, arginina, colágeno, cisteína, proteínas vegetais.

A frequência para usar cada processo depende da situação do seu cabelo. Um cabelo normal, por exemplo, precisa menos de reconstrução do que um cabelo danificado por processos químicos. Existe uma tabela padronizada para os dois tipos de cabelo que aconselho seguir se nunca fez o cronograma capilar. Uma dica que dou é seguir direitinho o programa e observar em quais etapas que seu cabelo ficou mais bonito. Fazendo isso e comparando os ingredientes que possuem no produto que você usou, você acaba descobrindo o que seu cabelo gosta mais de receber e o que ele não tem muita afinidade.

Dica de Cronograma Capilar
Dica de Cronograma Capilar

Como fazer o cronograma capilar?

Primeiro, higienize os seus cabelos com um shampoo de sua preferência, ou um condicionador para co-wash. Uma dica importante para o momento da lavagem e que já é algo que gostamos muito de lembrar é: nunca lave seus cabelos com água quente ou muito fria. A temperatura ideal que a água deve estar no momento de lavar os seus cabelos, e não apenas para o cronograma capilar é morna. E sempre passe o produto diretamente no couro cabeludo massageando-o em movimentos retos, nunca circulares. Os movimentos circulares, assim como a água muito quente, ativam as glândulas de gordura e promovem o aumento da oleosidade no fio. Além disso, movimentos circulares favorecem a formação de nós no cabelo e promove a quebra do fio.

Após a lavagem, escolha o creme ou o óleo (se for umectação) que deve ser usado no dia de acordo com o seu cronograma e siga as instruções do modo de uso antes de usá-lo. Fique atenta ao tempo máximo recomendado para ficar com a máscara no cabelo pois, após isso, muitas começam a fazer um efeito reverso absorvendo água e podendo danificar o fio.

Segue abaixo, alguns produtos que indicamos para cada etapa do cronograma (Clique na imagem para ser encaminhado para nossa loja):

Nossas Máscaras Hidratantes

Paul Mitchell Super-Charged Moisturizer 500ml
Paul Mitchell Super-Charged Moisturizer 500ml
Wella Professionals Elements Renewing Mask
Wella Professionals Elements Renewing Mask
Nppe Pomegranate Repairing Treatment
Nppe Pomegranate Repairing Treatment 

 

 

 

 

 

 

 

Nossas Máscaras Nutritivas

L'Anza Healing Moisture Moi Moi Hair Masque
L’Anza Healing Moisture Moi Moi Hair Masque
A Máscara Hidratante Trivitt Cachos
A Máscara Hidratante Trivitt Cachos
L'Oréal Professionnel Force Relax Máscara Nutri-Control
L’Oréal Professionnel Force Relax Máscara Nutri-Control

 

 

 

 

 

 

 

Nossas Máscaras Reconstrutoras

Wella Professionals Enrich Máscara
Wella Professionals Enrich Máscara
Voken Efeito Teia Máscara Arginina e Proteínas
Voken Efeito Teia Máscara Arginina e Proteínas

 

L'Oréal Professionnel Absolut Repair Pós-Químic
L’Oréal Professionnel Absolut Repair Pós-Química

 

 

 

 

 

 



One thought on “Cronograma Capilar – O que é? Como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *