Cabelos Oleosos, o que fazer?

Cabelos oleosos definitivamente não são o ideal de cabelo para ninguém, no entanto a oleosidade têm sido um dos problemas mais recorrentes entre as mulheres. A verdade é que inconscientemente, fazemos coisas no nosso dia a dia que ocasiona neste problema tão desconfortante. As vezes, a simples rotina de lavagem dos fios pode estar sendo a grande causadora da oleosidade e a gente nem percebe. Mas não se preocupe, mais a frente trataremos melhor disso.

cabelos oleosos
Não adianta tentar esconder a oleosidade com penteado mirabulantes. Ela sempre aparece…

Mas Afinal, o Que é Oleosidade?

A oleosidade é a gordura produzida pelas glândulas sebáceas presentes em nosso couro cabeludo. Até um certo ponto, ela é benéfica pro fio e extremamente necessária para proteger e nutrir nosso cabelo. No entanto, quando a produção dela torna-se excessiva, ela pode se tornar um problema e não uma solução. Oleosidade excessiva pode entupir os poros do couro cabeludo gerando a queda capilar e problemas com o crescimento de novos fios, além disso, a oleosidade, ao se unir aos resíduos cosméticos, químicos ou simplesmente com a sujeira do dia a dia, ainda pode causar alergias, irritações no couro, sebo e a caspa.

O Que Não Fazer?

Para tratar os cabelos oleosos precisamos, antes de tudo, parar de relacionar a oleosidade com sujeira. Quando pensamos assim, buscamos soluções nos lugares errados! O mais comum é vermos pessoas com problemas de oleosidade usando produtos extremamente fortes como os anti-resíduos, lavando o cabelo todo dia e se desgastando com essa trabalheira toda!

A realidade é que a oleosidade não vai acabar se você se matar de lavar o cabelo. Na verdade, isso pode ser até pior para seus fios. Vou explicar melhor:

Quando lavamos nosso cabelo muitas vezes e com produtos muito fortes, retiramos toda a oleosidade do cabelo, o que é ruim. O couro cabeludo, ao perceber que está ficando frequentemente sem oleosidade, começa a produzir maior quantidade dela, na intenção de prevenir que seu cabelo fique sem óleo novamente. O que acontece então? Um ciclo vicioso em que você sempre retirará toda a oleosidade do cabelo, e seu couro vai sempre tentar repô-la.

Além disso, shampoos fortes como o anti-resíduo são péssimos para a saúde do cabelo, uma vez que eles não retiram apenas a oleosidade e a sujeira do cabelo, como também toda a hidratação, nutrição e reparação presentes no seu fio, deixando-o fraco, ressecado e sem vida. Por isso é muito comum cabelos oleosos terem as pontas ressecadas.

Quem nunca passou por uma situação dessas?

Como Tratar os Cabelos Oleosos?

Então o segredo é lavar menos o cabelo? Sim e não! Existem também, aquelas pessoas que pedem minha ajuda para tratar a oleosidade sendo que lavam os cabelos apenas uma vez por semana ou menos que isso. Nesses casos é comum encontrarmos os problemas que falamos anteriormente devido ao acúmulos de resíduos no fio junto com a oleosidade. Ou seja, o segredo não é lavar muito nem pouco o cabelo, é termos um equilíbrio entre os dois.

O que aconselho é: lavar os fios dia sim dia não, com produtos de limpeza mais leves intercalados com produtos de detox capilar. Shampoo detox, ou shampoo adstringente, são as melhores opções de produtos para quem tem os cabelos oleosos. Eles conseguem fazer uma limpeza efetiva do fio sem agredi-lo e sem retirar mais do que precisa. Além disso, eles são refrescantes e super gostosos de passar. Dá até pra fazer um SPA na hora do banho e relaxar!

A temperatura da água nesse momento também é muito importante! Todo mundo sabe como é bom um banho quentinho depois de um longo dia de trabalho ou para iniciar o dia revigorante. Mas muita gente também sabe que a água quente é péssima para a saúde capilar. Ela é um estimulante de oleosidade e por isso deve ser evitada! Mas fique tranquilo, não sou cruel ao ponto de te mandar tomar banho gelado toda vez que for lavar os cabelos! Na verdade, água morna é a melhor para limpar os cabelos e controlar a oleosidade.

Dica Extra:

E quer uma dica extra? Na hora de massagear os cabelos, massageio-os sempre com movimentos retos, já que movimentos circulares também são excelentes para estimular a produção da oleosidade!

Seguindo este passo a passo e tendo um pouco de paciência para o cabelo acostumar com a nova rotina, você terá resultados incríveis e vai poder aproveitar todos os momentos da sua vida com mais leveza e sem preocupações com a saúde dos seus fios!

Cabelos oleosos
Se joga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *