Aprenda a higienizar sua escova de cabelo

A gente usa todo dia, mais de uma vez, e quase nunca lembramos de que a higiene da nossa escova de cabelo também precisa de uma atenção especial.

 

Quem usa sprays termo ativos, leave-ins, mousse ou cremes em geral, tem um acúmulo natural destes produtos nas cerdas das escovas. Estes resíduos acabam sendo jogados novamente nos fios numa posterior escovada. Esta sujeira acumulada pode ainda atrapalhar na eficiência das escovas que alisam as madeixas. Além disso, outras sujeiras como ácaros, poeira, germes, química de produtos e até micose podem ser acumulados numa escova que não recebe os devidos cuidados.

Escovas de cabelo sujas favorecem o surgimento de doenças do couro cabeludo, já que ajudam a proliferação de micro-organismos na região. A queda de cabelo devido a quebra do fio também está associada ao problema. Portanto, a atenção precisa ser redobrada!

Primeiro Passo:

Retire os fios de cabelo acumulados na escova com um pente fino.

Segundo Passo:

Profissionais indicam o preparo de uma solução de 10ml de água sanitária com 1 litro de água. Mergulhe a escova na solução e a deixe de molho por 30 minutos, em média.

Terceiro Passo:

Após o procedimento, enxague com água quente e a seque com secador. O ideal é repetir o processo uma vez por mês.
Mais uma dica:
Os pincéis de maquiagem seguem a mesma linha das escovas de cabelo. Precisam ser limpos uma vez a cada 15 dias ou mais (no caso de quem trabalha como maquiadora). A sujeira acumulada pelos restos de produtos reflete na queda da qualidade do resultado da maquiagem, sem contar todo o risco de transmissão doenças. Como estes pincéis são mais sensíveis, o adequado é usar um shampoo neutro para fazer a limpeza, com movimentos que respeitem sempre a direção natural das cerdas. O enxágue também deve ser mais delicado. Após o procedimento, sugere-se deixá-los secar naturalmente.

Comentários

Comentários